Projeto Político

PADRSS

Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

REFORMA AGRÁRIA

DIREITO DOS ASSALARIADOS

POLÍTICAS SOCIAIS PARA O CAMPO

AGRICULTURA FAMILIAR

NOVAS RELAÇÕES DE GÊNERO E GERAÇÃO

Para contrapor o modelo de desenvolvimento praticado atualmente no Brasil, com característica conservadora, excludente e concentradora de terra e renda, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) concebeu o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). O PADRSS concentra as bandeiras de luta do MSTTR que visam a democratização do acesso à terra, políticas públicas com igualdade de oportunidades e exercício pleno da cidadania – acesso à saúde, educação, lazer, cultura, habitação, segurança, dentre outro.

A luta por uma reforma agrária, ampla, massiva, de qualidade e participativa, busca garantir aos trabalhadores e trabalhadoras rurais o direito à terra, ao território e à soberania e segurança alimentar.Outra bandeira de luta é o fortalecimento da agricultura familiar para que seja, efetivamente, protagonista do desenvolvimento rural sustentável e solidário, com qualidade de vida, trabalho e renda nas unidades familiares de produção e nas comunidades. Nesse sentido, é estratégico que a agricultura familiar adote como prioridade a luta pelo direito de produzir alimentos saudáveis de modo sustentável, como forma de garantir a soberania e segurança alimentar da população e a preservação ambiental.

O desenvolvimento que o MSTTR quer também reconhece as pessoas do campo e da floresta como sujeitos políticos que mobilizam, articulam e dinamizam a ação sindical para transformar as relações sociais e construir condições dignas de vida. Nesse item, estão incluídos os homens, mulheres, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, na condição de agricultores(as) familiares, assalariados(as) rurais, assentados(as) e acampados(as) da reforma agrária, sem terra, ribeirinhos, quilombolas, dentre outros.

As políticas públicas integram o conjunto de bandeiras de luta do MSTTR. A CONTAG luta para universalizar os direitos sociais e assegurar aos sujeitos do campo e da floresta o acesso à saúde pública, educação, habitação, lazer, cultura, esporte, segurança, proteção infanto-juvenil, além de políticas em outras áreas, como o acesso à terra, ao crédito, à assistência técnica, e apoio à comercialização, por exemplo.