Novas relações de gênero e geração

Muitos jovens deixam o campo para estudar, por falta de oportunidades no meio rural. Para que isso não aconteça, é incentivada a prática da sucessão rural, com a base necessária para que o jovem permaneça no campo garantindo a produção na propriedade da família e continuidade da agricultura familiar.

Muitas mulheres trabalhadoras rurais ainda sofrem violência e preconceito. Contra isso muitos trabalhos são desenvolvidos para mudar esta realidade e garantir a igualdade de gênero e os direitos das mulheres também no meio rural.
Muitos idosos não têm seus anos de trabalho na produção de alimentos reconhecidos, entre outras demandas que precisam de atenção.

Entre estes, outras demandas que envolvem a melhoria da vida destes trabalhadores e trabalhadoras. Ao longo do tempo, novas relações de gênero e geração estão sendo construídas. A CONTAG acredita nelas, apoia as boas mudanças e trabalha para que elas funcionem e cresçam no meio rural. Este trabalho envolve diálogo com as secretarias das Federações e Sindicatos, e juntos eles articulam com o governo sobre que necessitam os jovens, mulheres e idosos rurais para a conquista dos seus direitos e melhoria nas condições de trabalho e de vida deles. Fazendo o possível para promover a construção de uma sociedade justa e igualitária, sem discriminação.