Políticas Sociais para o Campo

As pol√≠ticas p√ļblicas est√£o presentes na vida cotidiana das popula√ß√Ķes do campo e da cidade e tem entre seus principais objetivos atender as necessidades humanas e fazer valer os direitos sociais de todos. Quando o governo direciona pol√≠ticas para os p√ļblicos de menor renda, possibilita que eles se sintam parte da sociedade, que por vezes √© t√£o desigual em diferentes n√≠veis.

No meio rural s√£o identificadas diversas demandas, poss√≠veis de serem trabalhadas por meio de pol√≠ticas sociais que, quando aplicadas de forma eficiente, promovem melhoria na qualidade de vida de toda a popula√ß√£o, atendendo homens, mulheres, jovens, crian√ßas, adultos e pessoas da terceira idade. Para isso, nos √ļltimos anos, o MSTTR tem ampliado o seu campo de atua√ß√£o nas √°reas sociais, conquistando avan√ßos importantes na Previd√™ncia Social, Educa√ß√£o no Campo, Sa√ļde P√ļblica e Prote√ß√£o infanto-juvenil.

Vale destacar que muitos avan√ßos conquistados devem-se √† amplia√ß√£o das rela√ß√Ķes com as FETAGs e STTRs, que com suas Secretarias de Pol√≠ticas P√ļblicas discutem, encaminham as tem√°ticas e colaboram com a efetiva√ß√£o das pol√≠ticas negociadas nos estados e munic√≠pios.

A Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG, além das demandas já citadas, também luta para a implementação e consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável (PADRSS), que apresenta grandes avanços nas políticas para o campo e engloba diversas bandeiras de luta.