Seminário de Avaliação de Resultados para a Agricultura Familiar no Semi árido

Nos dias 14 e 15 de Abril do corrente ano a presidenta da FETASE, Maria Lúcia, esteve presente em Petrolina/Pernambuco onde participou do Seminário Final de Avaliação de Resultados e de Proposição de Políticas de Comercialização para a Agricultura Familiar no Semi árido. Este seminário teve por objetivos avaliar os resultados obtidos pelo projeto, propor encaminhamentos referentes à consolidação do projeto e partindo dessa experiência propor políticas públicas de melhoria para a comercialização dos produtos da agricultura familiar.

O projeto piloto foi desenvolvido em 03 estados do Nordeste: Bahia, Pernambuco e Piauí, abrangendo 32 associações e totalizando 1518 famílias envolvidas diretamente. O referido projeto tinha por meta organizar e acompanhar a cadeia produtiva de dez linhas de produtos prioritários (mel, caju, umbu, caprinos, ovinos, hortaliças, leite, galinhas d cote, mandioca, feijão, banana e feijão), desde sua produção à comercialização e focando a inserção das práticas agroecologicas e de convivência com o semi árido.

Para a equipe e coordenação do projeto o objetivo central foi atendido e a proposta está possibilitando a inserção dos agricultores familiares nos mercados, garantindo a sustentabilidade ambiental, além da qualificação em gestão direta para os dirigentes sindicais envolvidos.

Para a presidenta da FETASE, Maria Lúcia, esse foi um evento bastante importante, pois promoveu a socialização e sistematização de vinte e cinco experiências exitosas no semi árido nordestino através desse projeto piloto que pode num futuro próximo ser multiplicado à outros estados como forma de fortalecer os processos de comercialização dos produtos e empoderamento da agricultura familiar.