A Fetase realizou Encontro Estadual para fortalecer a Rede de Educadores e Educadoras Populares de Sergipe

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Sergipe – Fetase realizou o Encontro Estadual da Rede de Educadores e Educadoras Populares de Sergipe. O evento teve como objetivo animar e fortalecer a rede de educadores e educadoras populares do estado, considerando especialmente a Política Nacional de Formação, o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e o novo Itinerário da Escola Nacional de Formação da Contag.

O encontro contou com a participação da Doutora em Educação e Sociologia, e também vereadora da capital Sergipana, Professora Sônia Meire, com a educadora popular e também licenciada em Educação do Campo, Mônica Ramos e, também, com a Socióloga e historiadora Engracia Viviane debatendo sobre as especificidades dos sujeitos envolvidos na formação, acolhendo sua diversidade, mística, religiosidade, tradições culturais, memória e histórias de vida como parte dos processos formativos e produção de alimentos saudáveis.

O encontro foi um espaço para compartilhar experiências, discutir desafios e trocar conhecimentos entre os educadores e educadoras populares. Isso contribuiu para fortalecer a ação formativa, possibilitando o aprimoramento das práticas educativas e o desenvolvimento de estratégias mais efetivas e engajamento dos participantes nas ações do movimento sindical. Além disso, promoveu a emancipação dos sujeitos envolvidos, estimulando o protagonismo e a participação ativa dos educadores e educadoras. Eles puderam expressar suas ideias, contribuir com propostas e influenciar nas decisões relacionadas às atividades formativas do movimento sindical. Isso reforçou o sentimento de pertencimento e empoderamento, permitindo que os participantes se tornassem agentes de transformação em suas comunidades e no movimento sindical.

O encontro estadual foi uma iniciativa da Fetase para fortalecer a Rede de Educadores e Educadoras Populares de Sergipe, que é uma ferramenta importante para a propositura de ações que desencadeiam um desenvolvimento rural sustentável e solidário no estado. A Fetase espera que o encontro tenha sido um momento de aprendizado, troca e reflexão para todos os envolvidos.

Como dizia o mestre Paulo Freire “Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção”.