Dia da Árvore

O “Dia da Árvore” que é comemorado no Brasil em 21 de setembro surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.

Essa data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. São fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio, reduzem a temperatura, fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais e, algumas fornecem alimento.

O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução das chuvas e da umidade do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Por isso, esse dia deve ser visto como um dia de conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Deve ser feito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore, deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras.