Agricultura Familiar em Sergipe: Seminário debate dos Desafios e Perspectivas para o Futuro.

Aracaju/SE – Nos dias 19 e 20 de março, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Sergipe (Fetase) promoveu o 6º Seminário Político Financeiro do MSTTR-SE. O evento reuniu dezenas de participantes em São Cristóvão/SE para discutir os desafios e perspectivas da agricultura familiar sergipana, com foco nas eleições de 2024.

Importância da Agricultura Familiar

A agricultura familiar é fundamental para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural sustentável de Sergipe. O seminário reconheceu a contribuição inestimável dos agricultores familiares na produção de alimentos e na sustentação da nação. No entanto, o setor enfrenta diversos desafios, como a falta de acesso a políticas públicas, infraestrutura precária e dificuldades de comercialização da produção.

Participação Política como Chave para o Progresso

A participação política dos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares são cruciais para superar esses desafios e garantir que suas demandas sejam representadas nos espaços de decisão. As eleições de 2024 representam uma oportunidade para fortalecer a voz da agricultura familiar sergipana, elegendo representantes comprometidos com os princípios da agroecologia, da justiça social e da sustentabilidade.

Candidaturas Orgânicas: Fortalecendo a Representatividade

Um tema central do seminário foi a importância das candidaturas orgânicas nas eleições municipais de 2024. A presença de representantes orgânicos do movimento sindical nas câmaras de vereadores é vista como fundamental para a implementação de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento rural e a melhoria das condições de vida do homem e da mulher da roça.

Compromisso com o Futuro da Agricultura Familiar

O seminário concluiu que a representatividade política dos agricultores e agricultoras familiares é crucial para o futuro da agricultura familiar em Sergipe. O movimento sindical se comprometeu a apoiar candidaturas que reflitam os valores e as necessidades dos agricultores familiares, assegurando que o futuro das comunidades rurais seja construído sobre alicerces sólidos de justiça e igualdade.

O seminário foi um marco importante na mobilização da agricultura familiar sergipana para as eleições de 2024. O evento reforçou a importância da participação política e da construção de candidaturas orgânicas para garantir que os agricultores familiares tenham voz e vez na construção do futuro do estado.

Palavras-chave: agricultura familiar, MSTTR-SE, Fetase, eleições 2024, desenvolvimento rural, políticas públicas, segurança alimentar, sustentabilidade, agroecologia, justiça social, candidaturas orgânicas, representatividade política.