Outubro Rosa – Prevenir é uma das melhores formas de Lutar!

 

Nos Estados Unidos na década de 1990, o movimento Outubro Rosa, lançou a campanha utilizando como símbolo um laço cor de rosa mundialmente conhecido, que representa a luta das mulheres contra o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionando mais informações sobre o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e também contribuindo para a redução da mortalidade das mulheres.

A Secretária Estadual de Mulheres da Fetase, Aires Nascimento, reforça a importância das Mulheres em especial as Trabalhadoras Rurais a fazerem a mais importante forma de prevenção do câncer de mama que é o autoexame. Este deve ser realizado periodicamente, já que as dificuldades de acesso aos exames de mamografia são alarmantes na zona rural, seja pelo distanciamento das unidades de saúde, pela falta de equipamento necessários em muitas cidades do país, como também das grandiosas filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferta o exame de forma gratuita.

Dicas para fazer o autoexame de mama:

 1. Observe a mama com os braços para baixo, rentes ao corpo;

2.  Levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça, e faça a palpação da mama esquerda com a mão direita;

3.  A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama, de cima para baixo;

4.  Pressione os mamilos suavemente para observar a saída de qualquer líquido;

5.  Repita o mesmo movimento na mama direta;

6.  Após fazer todo o processo em pé, deite e coloque o braço na nuca;

7. Repita a palpação nas duas mamas;

8.  Avalie o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, saliências ou rugas. Caso perceba alguma alteração, procure um ginecologista. 

Lembrando que, quando diagnosticado precocemente, o tratamento para o câncer de mama torna-se muito eficaz e é possível, até mesmo, evitar terapias mais agressivas.

A prevenção está em suas mãos!