Sergipe na 7ª Marcha das Margaridas – Brasília/DF

Nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, as Margaridas de todo o Brasil se encontraram em Brasília/DF, assumindo um importante compromisso firmado a cada 4 anos com a luta Social e Feminista, a “Marcha das Margaridas”.

Sua 7ª edição, foi realizada com uma programação trazendo formação política em Painéis Temáticos, Oficinas Lúdicas, Plenárias e Rodas de Conversas, além da Exposição da Mostra Nacional de Produção das Margaridas que abrilhantou o momento, com cultura, arte, criatividade e produção.

A Abertura Política iniciou às 17h envolvendo uma mística cativante com a presença de diversas Ministras e Ministros do Governo Federal, autoridades locais e a direção da CONTAG.

Como destaque pudemos ouvir da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a reinstalação do Fórum Nacional de Políticas para as Mulheres Agricultoras do Campo, mais 270 unidades móveis com profissionais de saúde e de delegacia.

O Ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira, falou do lançamento do Programa Cidadania e Bem viver, junto com os Ministérios do Trabalho, das Mulheres e da Previdência e, retomada do Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural.

A Marcha das Margaridas de 2023, levou mais de 100 mil mulheres às ruas de Brasília/DF, que Marcharam pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver. Sergipe teve uma representação expressiva com quase 600 mulheres que enfrentaram seus desafios com coragem e ousadia na esperança de dias melhores.

 A ação estratégica protagonizada pelas mulheres, possibilitou que elas mostrassem sua força e sua voz, sendo ouvidas pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que assinou 08 decretos visando o fortalecimento da Agricultura Familiar como: a valorização dos quintais produtivos, o programa emergencial de Reforma Agrária, a pontuação diferenciada para as famílias chefiadas por mulheres, o retorno da Bolsa Verde, ATER para os assentamentos entre outros, voltado para o enfrentamento à violência e a criação do Pacto Nacional de Prevenção ao Feminicídio.

Para a Secretária de Mulheres da FETASE e Coordenadora Estadual da Marcha das Margaridas, Cleide Matias, “A Marcha das Margaridas é uma ação grandiosa porque é construída de várias mãos, por mulheres de diversos movimentos e entidades sociais que se desafiam a viver seus sonhos e não se limitam”.

A representação de Sergipe que foi à Brasília, levou o sonho e o querer de tantas outras mulheres que por diversos motivos não puderam estar presentes, mas que colaboraram para que a realização da mesma pudesse acontecer – mãos que arregaçaram e arregaçam as mangas para que as políticas públicas de fato aconteçam em cada canto do Estado.

O retorno aos municípios foi com a certeza de dever cumprido, de ter participado de uma Marcha histórica que se supera a cada edição.

Margaridas pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver!