Sergipe e Ceará realizam seminários para a Marcha das Margaridas

As Federações Estaduais de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura de Sergipe e Ceará realizaram nesta semana seus respectivos Seminários Estaduais da Marcha das Margaridas. Ambos os eventos, ocorridos nos dias 24 e 25 em Sergipe e 26 e 27 no Ceará, debateram sete os eixos do caderno temático da marcha. Os encontros têm caráter preparatório e motivacional para a Marcha das Margaridas, ato coordenado pela Contag que acontece em agosto próximo.

A Coordenadora Estadual de Mulheres da Fetase, Luziete Araújo, afirmou que a mobilização em Sergipe é empolgante e o objetivo é trazer mais de mil mulheres para a Marcha das Margaridas, em Brasília. “A mobilização no estado está muito grande. Fizemos 14 reuniões nos pólos e municípios para angariar o máximo de trabalhadoras rurais das bases. Tivemos também 15 lançamentos municipais da marcha e pretendemos levar 20 ônibus com mulheres do movimento sindical”, contou Luziete.

Segundo a coordenadora, até mesmo shows de forró foram feitos para arrecadar o dinheiro necessário para mandar a comitiva sergipana a Brasília. “Estamos fazendo bingos, rifas e até forró da Marcha das Margaridas para organizar e mobilizar as mulheres. Já foram feitos dois forrós e temos mais dois previstos”, contou Luziete, aos risos.

Rosângela Lucena, secretária de Mulheres da Fetraece, ressaltou a necessidade de desses seminários estaduais para o sucesso da Marcha das Margaridas. “Estamos estudando a plataforma política da marcha e construindo a nossa pauta, já que todos os estados vão elaborar suas propostas e vamos unir todas para fazer uma só a nível nacional”, destacou a secretária.

Para Rosângela, a discussão política e social dos seminários é enriquecedora e anima muito as trabalhadoras a lutarem por seus direitos. Ela confirmou a presença de 3 mil mulheres cearenses no ato, em agosto. “Nós estamos nos organizando para enchermos os 61 ônibus previstos para a marcha e nos juntaremos aos 100 mil pelos nossos direitos”, animou-se.

Fonte: Agência Contag de Notícias – João Paulo Biage