Programa Nacional de Capacitação dos Gestores Ambientais

thumb.php (620×250)

A FETASE, através da secretaria de Política Agrária e Meio Ambiente, participou nos dias 27 e 29 de Julho da etapa final e presencial do Curso de capacitação em Gestores Ambientais com ênfase no Licenciamento e na Regularização Ambiental.  O curso foi composto por 06 módulos à distância onde foram abordados diversos temas da Gestão Ambiental, entre elas o Programa Mais Ambiente e o Cadastro Ambiental Rural / CAR.

O Programa Mais Ambiente é o programa do Governo Federal que trata da Regularização Ambiental dos imóveis rurais através do Decreto 7029/10. O curso capacitou técnicos de 27 munícipios do Estado totalizando 61 alunos formados e compromissados com a gestão ambiental em suas bases. A aula prática do curso foi realizada na Mata do Junco – Refúgio da Vida Silvestre em Capela, onde os estudantes participaram de palestras e de uma trilha ecológica. Participaram do curso além da FETASE: ADEMA, IBAMA, MMA, SEMARH, Prefeituras Municipais.

O MSTTR compreende a importância da participação nesses espaços e principalmente a definição de estratégias para mobilizar e divulgar entre os trabalhadores e trabalhadoras rurais os procedimentos para regularizarem suas propriedades. Vale destacar que o Estado já está discutindo a implantação do Mais Ambiente em Sergipe e que em Setembro já divulgará as definições sobre a execução desse Programa.