II Módulo do Curso Estadual de Empoderamento Feminino da Fetase

Nos dias 09, 10 e 11 de maio, aconteceu o II Módulo do Curso Estadual de Empoderamento Feminino da Fetase, discutindo a Organização Social e Política das Mulheres, no primeiro dia demos um mergulho no módulo anterior com apresentações das experiências vivenciadas pelas mulheres em diversos municípios Sergipanos, como também a exposição da luta e organização do Movimento de Mulheres Trabalhadoras do Nordeste- MMTR e da Associação das pescadoras de Ilha das Flores, estas, grandes parceiras do Movimento Sindical. Concluímos o dia com o documentário: Nós Caminhos de Margarida. Momento este de grande êxito, participação e forças das mulheres Agricultoras Familiares.

“Margarida, Margarida tua luta não parou,

Margaridas, Margarida a tua luta não parou,

Fala Sergipe, a Margarida Furolou.”

No segundo dia (10/05), com muita animação iniciamos pela manhã com a facilitadora Raimundinha a 1ª secretária da Contag e atualmente Assessora da CUT, abordou o tema: Marcha das Margaridas, discutindo todo processo de construção, contexto social e mobilização das mulheres. Já a tarde, a temática foi Democracia, poder e participação politica das mulheres com Lucimara Passos, militante do PCdoB, que nos trouxe os grandes dilemas que a mulheres enfrentam na política e na noite nos reunimos com a Advogada Bruna Menezes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher- OAB/SE, na Oficina de Enfrentamento a violência contra a mulher: As múltiplas faces do machismo e patriarcado.

Na manha do dia 11 de maio, tivemos um diálogo com a Assessor da Fetase, Jocélio Oliveira sobre o projeto horta, e  fizemos os encaminhamentos necessários para o próximo módulo que acontecerá nos dia 04, 05 e 06 de julho de 2017.

“Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!”

“Na história da humanidade, anônima foi uma mulher”.