FETASE participa do POA do Crédito Fundiário

Nos dias 18 e 19 do corrente mês a FETASE participou no auditório da PRONESE do Planejamento Operacional Anual / POA do Programa Nacional de Crédito Fundiário em Sergipe. O evento contou com a participação de diversas entidades: empresas de ATER, agentes financeiros, COHIDRO, MDA, entre outros atores envolvidos nesse programa.

Estiveram presentes dirigentes sindicais e beneficiários das unidades produtivas do programa, a citar, UP Bom Jesus e Novo Horizonte / São Cristóvão, Paiaiá / Cristinápolis, Miranda / Lagarto, Curimã / Itaporanga e Cancão / Malhador, sendo as últimas duas responsáveis pela exposição da experiência produtivas delas para os participantes.

Durante o evento, a Caixa Econômica Federal apresentou o Programa Nacional de Habitação Rural, a COHIDRO o Balde Cheio, a EMDAGRO a produção dos laudos agronômicos e a FETASE expôs sobre a Capacitação Inicial que vem sendo realizada por essa entidade durante o processo.

As ações definidas como prioritárias para o próximo semestre são voltadas para uma maior agilidade na tramitação da proposta envolvendo todos os partícipes e o acompanhamento das unidades produtivas em relação à assistência técnica.

Para a secretária de jovens da FETASE, Sirley Ferreira, a federação entende o papel estratégico que o Programa Nacional de Crédito Fundiário possui no acesso a terra, em virtude da dificuldade de implementação de ações de Reforma Agrária, e que as capacitações iniciais são ferramentas relevantes na organização e formação dos trabalhadores/as rurais, estimulando assim a autonomia dos pretensos beneficiários.