Setembro Amarelo

Segundo a publicação feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em junho deste ano, mais de 700 000 pessoas morrem por suicídio todos os anos, ou seja, uma pessoa a cada 40 segundos. O suicídio é um fenômeno global e ocorre ao longo da vida. Intervenções eficazes e baseadas em evidências podem ser implementadas nos níveis da população, subpopulação e individual para prevenir o suicídio e tentativas de suicídio. Há indicações de que, para cada adulto que morreu por suicídio, pode ter havido mais de 20 outras tentativas de suicídio.
O suicídio é um fenômeno global; na verdade, 77% dos suicídios ocorreram em países de baixa e média renda em 2019. O suicídio foi responsável por 1,3% de todas as mortes em todo o mundo, tornando-se a 17ª causa de morte em 2019.
O suicídio é a quarta causa de morte Entre os jovens de 15 a 29 anos de todo o mundo, de acordo com o relatório “Suicide worldwide in 2019”, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em junho deste ano.
No Brasil, o suicídio é a segunda causa de morte entre adolescentes, estima o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Precisamos falar sobre saúde mental e superar o tabu que envolve o tema para salvar vidas!
Se você é tem Entre 13 e 24 anos e precisa de ajuda profissional para superar a depressão ou outros transtornos, acesse o Pode Falar, um canal de ajuda em saúde mental criado pelo UNICEF.
www.podefalar.org.br
Por isso a Federação e Sindicatos abraçam a Campanha – Setembro Amarelo: que visa à conscientização sobre a importância ao prevenção do suicídio e de preservação da vida.
Vamos juntos(as) vencer os nossos medos, compartilhar sentimentos, lutar por uma sociedade mais fraterna, justa, igualitária e que valorize a vida!

Suicídio: nem coragem, nem covardia um ato de desespero