FETASE discute com Secretaria de Agricultura a seca em Sergipe

FETASE

A presidenta da FETASE, Maria Lucia, o secretário de Política Agrária Alberto Marques, a secretária Geral Maria Aíres e os assessores Carla Valois e Jocélio Oliveira estiveram reunidos hoje (09/01) com o secretário de estado da agricultura, José Macedo Sobral, representantes da Defesa Civil Coronéis Mendes e Mateus e o meteorologista da Secretaria de meio ambiente Overland Amaral para discutir as estratégias de governo para o enfrentamento a seca que atinge o Estado há 14 meses.

Lúcia apresentou a situação dos agricultores familiares do Estado, enfatizando os localizados no Semiárido, destacando que diversos agricultores estão se desfazendo dos seus animais em virtude da ausência de água para dessedentá-los e produção de ração para os mesmos. A defesa civil demonstrou à FETASE as ações emergenciais que vem sendo implementadas vem garantindo a dessendentação humana e que o Estado já está trabalhando com a sua capacidade máxima de operação dos carros pipas. O secretário de agricultura explicou que a DESO está aguardando a licitação para duplicação das adutoras do sertão, o que favorecerá o abastecimento na região.

A defesa civil informou que a presidenta Dilma Roussef aprovou recursos para que seja feito abastecimento também visando a dessedentação animal, o que resultará no dobro de abastecimento nas comunidades.

“Entendemos que a priorização é o ser humano, mas que a solução está nos projetos estruturantes à exemplo do Canal Xingó e na participação efetiva dos gestores municipais”, explicou  a presidenta da FETASE.

Como encaminhamentos dessa reunião, ficou deliberado que na próxima sexta-feira o comitê  da seca, os municípios e a FETASE farão uma reunião para definir as questões prioritárias junto aos gestores municipais.

A diretoria da FETASE avalia de forma positiva a reunião com a SEAGRI na qual também monitorou os encaminhamentos da pauta do 4º Grito da Terra Sergipe tendo por principais pontos a distribuição de sementes em tempo hábil, realização de concurso público para EMDAGRO, dívida dos rizicultores e a criação de uma unidade administrativa, dentro da Secretaria de Agricultura, para assuntos pertinentes a agricultura familiar e o instituto de terras. Em todos os pontos, foram obtidos avanços nas reivindicações, o que estreitou o relacionamento da FETASE com a SEAGRI favorecendo a efetivação das demandas propostas pelo MSTTR.