Semana da Caatinga

Na última semana foi comemorada a Semana da Caatinga, em alusão ao dia 28 de Abril que é considerado o Dia Nacional do Bioma Caatinga. A Secretaria do Estado de Meio Ambiente  e Recursos Hídricos/ SEMARH em parceria com a FETASE realizou uma exposição na Praça Fausto Cardoso em Aracaju visando mostrar à sociedade todas as roupagens e paisagens da caatinga através de fotografias, produtos produzidos pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais desse bioma, além de publicação que retratam esse bioma genuíno brasileiro.  O evento propiciou a diversos estudantes de escolas públicas uma aproximação destes com as riquezas da caatinga e toda a sua diversidade.

Houve ainda o lançamento do Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação aos Efeitos da Seca / PAE através da revista digital que está disponível á sociedade através do site http://www.semarh.se.gov.br/pae/.

A FETASE acompanhou a construção do PAE em todas as suas etapas de forma a garantir que sejam definidas estratégias que atendam as determinações do PAN-Brasil, combatendo o êxodo rural, dando oportunidade as famílias permanecerem no campo através das politicas públicas que mitigam esses efeitos. O desafio a ser superado agora é sensibilizar os municípios a construírem seu Plano Municipal de Combate a desertificação, principalmente os 06 municípios sergipanos inseridos na área Susceptível a Desertificação / ASD.

O BIOMA CAATINGA

O bioma Caatinga é o principal ecossistema existente na Região Nordeste, estendendo-se pelo domínio de climas semiáridos, numa área de 73.683.649 ha, 6,83% do território nacional; ocupa os estados da BA, CE, PI, PE, RN, PB, SE, AL, MA e MG. O termo Caatinga é originário do tupi-guarani e significa mata branca. É um bioma único pois, apesar de estar localizado em área de clima semiárido, apresenta grande variedade de paisagens, relativa riqueza biológica e endemismo. A ocorrência de secas estacionais e periódicas estabelece regimes intermitentes aos rios e deixa a vegetação sem folhas. A folhagem das plantas volta a brotar e fica verde nos curtos períodos de chuvas (IBAMA,2012).