Projovem Campo Saberes da Terra

Aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de Março, no Instituto Federal de Sergipe / IFS – Campus São Cristóvão, o 1° módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Sustentabilidade para os educadores/as e coordenadores/as das novas turmas do PROJOVEM CAMPO – Saberes da Terra.  O evento teve por objetivo principal a nivelação dos saberes e o conhecimento dos educadores do campo que estão voltados para a construção de um novo saber humano focado numa agricultura familiar sustentável, sua importância e a dignidade dos seus sujeitos. Durante os três dias do curso diversos colaboradores, entre pesquisadores, professores, trabalhadoras rurais, contribuíram com o momento de reflexão frente ao eixo temático “Agricultura Familiar: cultura, identidade, gênero e etnia”. As novas turmas contarão com 120 educadores/as e 09 coordenadores de turmas que facilitarão o processo de aprendizagem nas comunidades rurais.

A presidenta da FETASE, Maria Lúcia, explanou sobre o papel da mulher na agricultura familiar, e destacou a importância dos educadores/as terem um olhar diferenciado para a mulher enquanto educanda principalmente devido a sua pluriatividade e enquanto promotora do desenvolvimento sustentável nas suas comunidades. A secretária geral Maria Aíres e a dirigente sindical do município de Areia Branca Sônia Cristina comentaram sobre as respectivas experiências nas unidades produtivas.

A FETASE faz parte da comissão pedagógica do programa no Estado e possui atualmente 06 (seis) turmas sob a sua coordenação – Santana do São Francisco, Japoatã, Nossa Senhora das Dores, Pacatuba, Feira Nova e Cumbe.

O ProJovem Campo – Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo. O início das aulas está previsto para o dia 26 de Março para as turmas da semana e dia 31 de Março para as turmas de finais de semana.

One thought on “Projovem Campo Saberes da Terra

  • 06/05/2012 em 21:58
    Permalink

    o que é preciso para uma trabalhadora rural se aposentar, pois minha mãe esta com poblema sério na coluna e não pode mais trabalhar na sua terra. o que faço para aposenta-la. ela nunca contribuio com inss nem fetase.

Fechado para comentários.