MARÇO LILÁS: “Mês de Prevenção do Câncer de Colo do Útero”

A FETASE entra na luta contra o câncer de colo de útero e vem alertar as mulheres agricultoras familiares a importância sobre os cuidados com a saúde e em manter os exames ginecológicos em dia.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de colo do útero é o 2º que mais mata mulheres entre 20 e 49 anos de idade e cerca de 99% dos casos são causados pelo Papilomavírus Humano (HPV).

O papilomavírus humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode ser transmitida por relações sexuais desprotegidas, infectando a pele ou as mucosas, como: boca, vulva, vagina, colo do útero, reto, pênis, entre outros.

A campanha “Março Lilás”, alerta sobre a importância de se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), incentiva as mulheres a manter uma rotina frequente de idas ao ginecologista e a fazer exames preventivos, como o papanicolau, que ajuda a detectar a infecção e possíveis alterações no colo do útero.

Por meio do Sistema Único de Saúde – SUS, o Brasil disponibiliza a vacina contra o vírus HPV para: meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), homens e mulheres transplantados, pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia, pessoas vivendo com HIV/Aids e, vítimas de violência sexual; a vacina é disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, nos Serviços de Atenção Especializada – SAE e nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE.

Alertamos que o câncer de colo do útero é uma doença silenciosa com desenvolvimento lento e nem sempre é fácil identificá-la. Por esse e outros motivos é tão importante prevenir. Já no estágio mais avançado, alguns sintomas podem surgir. É importante prestar atenção ao surgimento dos seguintes sinais:

• Dor abdominal associada a problemas intestinais e urinários;

• Sangramento vaginal;

• Sangramento após relação sexual;

• Secreções vaginais anormais;

• Menstruação irregular;

• Fadiga;

• Perda de peso sem motivo aparente;

• Náuseas.

A prevenção é o melhor caminho!