III Módulo do Curso de Formação Política-Sindical da ENFOC Sergipe

Visita Pedagógica

foto-1

Nesta terça-feira, 25 de outubro de 2016, os educandos e educandas da 6ª Turma Estadual de Formação da ENFOC Sergipe foram para a visita pedagógica no Povoado Lagoa da Volta, município de Porto da Folha ? alto sertão do Estado de Sergipe, conhecer experiências de convivência agroecológica da agricultura familiar da agricultora Cida Silva e da Associação de Mulheres Resgatando sua História.
Cida Silva mostrou que podemos fazer muito quando temos vontade e muito amor pelo ambiente em que vivemos. Ela possui apenas 01 tarefa de terra mais uma imensidão belas de experiências que estão dando certo (cultivo de hortaliças, frutíferas, plantas medicinais, casa de sementes crioulas, biodigestor, cisterna calçadão, sistema PAES, minhocário, mudas de mandacaru). Na sua área ela consegue tirar todo o sustento da família e ainda recebe visitas de pessoas que se propõem a partilhar conhecimentos sobre práticas agroecológicas. Na visita, os educandos e educandas ficaram encantados com a experiência de Cida. Ouviram receitas de defensivos naturais testados por ela mesma, chás medicinais entre outras.


foto-2

foto-3


A Associação de Mulheres Resgatando suas Histórias tem uma linda história de superação e resistência. Tudo começou quando um grupo de freiras alemãs acreditaram e resolveram financiar o sonho dessas mulheres, ?o sonho de ter um pedaço de terra para plantar?. Apesar de muita gente não ter acreditado e alguns familiares tentarem impedir que elas fundassem a associação, elas resistiram e continuam fazendo história. A associação possui casa de sementes, plantio de hortas, fabricação de doces utilizando frutas cultivadas por elas (balas, geléias, frutas em compotas) e extração de mel. Elas receberam diversos prêmios de reconhecimento do trabalho produtivo e social que a associação vem desenvolvendo.

foto-4 foto-5

FONTE: ASSESSORIA DA FETASE E REDE DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE SERGIPE

Lucivânio de Aragão
Secretário de Formação e Organização Sindical – FETASE

Ingracia Couto
Assessora de Formação e Organização Sindical – FETASE