III Encontro Nacional de Formação / ENAFOR

Foi realizado na última semana, 26 a 30 de Setembro, em Luziânia /Goiás, o III Encontro Nacional de Formação / ENAFOR. O Movimento Sindical dos Trabalhadores Trabalhadoras Rurais do Brasil reuniu-se nesse encontro para refletir sobre a contribuição da formação para o fortalecimento da luta dos trabalhadores e Trabalhadoras rurais, suas organizações sindicais e para a superação dos desafios da classe trabalhadora na atualidade. Estiveram presentes aproximadamente 500 participantes, entre dirigentes sindicais, assessores, colaboradores e entidades parceiras.

As experiências formativas

Partindo da necessidade de promover a reflexão do conjunto, a partir das ações formativas de base, uma das estratégias desse encontro foi a divulgação e o intercâmbio das experiências formativas, sendo este denominado de “Feria de Saberes e Sabores”. As práticas expostas foram: Grupo de Estudo Sindical – GES, Programa Jovem Saber, Licenciatura em Educação do Campo e PRONERA, grupos produtivos da economia solidária e cooperativas do sistema CONTAG, organizações sociais e/ou produtivas de projetos da Reforma Agrária, PNFES, cursos de negociações coletivas, projeto de formação de multiplicadores em saúde e gênero.

Participação de Sergipe

Nessa perspectiva, o MSTTR/SE, participou do ENAFOR com 26 representantes, entre dirigentes sindicais (FETASE e STTR), assessores e representantes da educação do campo no Estado. Sergipe está entre os 04 Estados com maior delegação presente no evento. Com essa delegação, o Estado pode ser representado e participante de todas as 12 oficinas pedagógicas promovidas. Estavam representados os STTR’s: São Cristóvão, Indiaroba, Cristinápolis, Japoatã, Poço Verde, Gararu, Umbaúba, Nossa Senhora das Dores, Areia Branca, Cumbe.

Publicações

Na oportunidade, a Escola Nacional de Formação da CONTA /ENFOC, lançou 03 publicações próprias, nas quais a FETASE participou diretamente da construção enquanto colaboradores, conforme relação a seguir: MULTIPLICAÇÃO CRIATIVA, UM ENTRELAÇAR DE PRÁTICAS E SABERES (Maria José Moura Santos e Engracia Viviane Rodrigues da Silva); CONTROLE SOCIAL E MOBILIZAÇÃO PELO DIREITO À SAÚDE DAS POPULAÇÕES DO CAMPO E FLORESTA (Maria Lúcia Santos de Moura, Luziete dos Santos Araújo, Maciela Rocha de Souza e Lanielle Amarante Santana); ALMANAQUE ENFOC:UM FAZER DE MUITAS MÃOS (Engracia Viviane Rodrigues da Silva).

Ao final do evento e partindo de todos os debates promovidos ao longo da atividade, foi construída uma agenda política de compromissos do II ENAFOR para a formação do MSTTR até o 11° CNTTR.