Regional Nordeste Discute Semiárido Brasileiro

A Regional Nordeste da CONTAG realizou no período de 14 a 18 de Novembro, em Itamaracá / Pernambuco, o seminário intitulado: Desenvolvimento e Territorialidade no Semiárido Brasileiro /SAB. Participaram do evento representantes do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de 10 Estados brasileiros que apresentam características de semiaridez (09 estados do Nordeste e Minas Gerais). Importantes entidades parceiras do movimento estiveram presentes e deram suas contribuições ao evento, a citar: Ministério do Trabalho e Emprego, Universidades Federais do Ceará e Campina Grande, Articulação do Semiárido / ASA, Projeto Dom Helder Câmara / PDHC, Cáritas Brasileira, Comissão das Mulheres do Nordeste / CMN, Universidade Gama Filho / RJ, SERTA, e entidades do SISATER. A FETASE participou com seis representantes, além da coordenação da Regional, sendo: dirigentes e assessoria, STTR de Poço Verde e Graccho Cardoso, ICEFASE e Centro Dom José Brandão de Castro.

Esse seminário teve por objetivos discutir as estratégias e perspectivas de desenvolvimento sustentável, dialogando com as práticas e experiências de convivência com o semiárido brasileiro e, partindo da construção coletiva elaborar o Plano de proposição do movimento sindical para o fortalecimento e a sustentabilidade do SAB. Conforme a exposição dos participantes, os principais elementos essenciais citados para a construção do Plano foram: Segurança e Soberania Alimentar e Hídrica, Agroecologia, Educação do Campo, Economia Solidária e Reforma Agrária.

Segundo Antônio Almeida, Secretário de Política Agrícola e representante da FETASE na coordenação Regional, esse seminário é de grande importância para o movimento sindical, uma vez que possibilitou o debate e a qualificação dos dirigentes para a busca por políticas públicas que garantam o desenvolvimento do SAB diante do que preconiza o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário / PADRSS.