Diretrizes de Convivência com o Semiárido

diretrizes

Cerca 500 pessoas, entre famílias agricultoras, lideranças sindicais, representantes de movimentos e organizações da sociedade civil e bispos dos estados do Nordeste  participaram do ato de apresentação das “Diretrizes de Convivência com o Semiárido – uma contribuição da sociedade civil para a construção de políticas públicas”, nesta quarta-feira (20), às 14h, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco. Com a seca prejudicando milhares de famílias na região semiárida do Brasil, a população se mobiliza em busca de atenção do governo. A CONTAG, as Federações dos nove estados do Nordeste, Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região, centrais sindicais (CUT e CTB), movimentos sociais, organizações da sociedade civil, famílias agricultoras e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com quase todos os bispos do Nordeste, se reuniram no dia 20/03), em Recife – PE, para um ato de entrega de um documento denominado “Diretrizes para a Convivência com o Semiárido – Uma contribuição da sociedade civil para a construção de políticas públicas” para autoridades governamentais e do Poder Legislativo nos níveis municipais, estadual e federal. O Ministério do Desenvolvimento Agrário também esteve presente, através de articulação da CONTAG, representado pelo coordenador de Convivência com o Semiárido, Jerônimo Souza.

O documento apresenta 88 diretrizes voltadas para ações preparatórias para as épocas de seca e desenvolvimento do campo. Essas diretrizes foram pensadas por aqueles que convivem ou estão ligados diretamente às situações geradas pela falta de água. Ele é também uma convocação para que os setores da sociedade e do governo não pensem na região semiárida apenas em tempos de seca.

Para Alberto Broch, presidente da CONTAG, que compareceu ao ato, o assunto deve ser discutido e receber muita atenção do governo. “A seca deve ser tratada com muita seriedade, pois ela dá sinais de continuidade, podendo se estender por muito tempo, agravando a vida de quem vive no semiárido. Isso exigirá do governo medidas fortes de apoio às famílias”.

Fonte: Site da CONTAG e FETAPE

A FETASE participa do ato de entrega do documento “Diretrizes para convivência com o Semiárido” na UNICAP/PE

 

 

Clique aqui para fazer o download