Banco do Nordeste concede crédito rural a assentados

O Banco do Nordeste firmou operação de crédito de pouco mais de R$ 310 mil com o Assentamento Cachoeira, localizado no município de Frei Paulo (SE). O financiamento está destinado a implantação de benfeitorias nas propriedades rurais e envolve aquisição de matrizes bovinas, construção de aguada e cercas, implantação de capim de pisoteio e palma adensada para 25 assentados do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF A).

Na terça-feira, a equipe da agência de Itabaiana juntamente com a presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Frei Paulo, Maria Helena de Jesus, o representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), . Antonio F. Almeida e o presidente do Instituto e Centro de Formação e Assessoria Técnica na Agricultura Familiar de Sergipe (Icefase),Lualdy José Damasceno Xavier deslocaram-se até o Assentamento Cachoeira e realizaram as assinaturas dos contratos. Na ocasião foram divulgadas as condições garantidoras do financiamento, bem com direitos e deveres sobre o crédito concedido e as perspectivas de futuros negócios com o Banco do Nordeste.

A agricultura familiar é responsável pela produção dos principais alimentos consumidos pela população brasileira: 84 % da mandioca, 67 % do feijão; 54 % do leite; 49 % do milho, 40 % de aves e ovos e 58 % de suínos. No Nordeste a agricultura familiar é responsável por 82,9 % da ocupação de mão-de-obra no campo. Considerando a importância sócio-econômica desse segmento produtivo, o Banco do Nordeste, em conformidade com os princípios de desenvolvimento econômico e social que nortearam sua criação, financia a agricultura familiar através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.