Oficina regional sobre o Meio Ambiente para o Polo Baixo São Francisco
A FETASE e o Grupo Estadual de Trabalho sobre Meio Ambiente do MSTTR/SE realizaram nessa sexta-feira, 03/08/2012, no município de Japoatã uma Oficina sobre o Meio Ambiente para o Polo Sindical do Baixo São Francisco. Esta atividade teve por objetivo discutir e definir com os dirigentes sindicais ações norteadoras para as questões ambientais que impactam diretamente a Agricultura Familiar no Estado de Sergipe.
Estiveram presentes sete sindicatos da região, os quais contribuíram com a discussão principal da oficina que foi a consolidação da agricultura familiar através da agroecologia. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir o documentário “O veneno está mesa” de Silvio Tendler e compreender a lógica capitalista existente por trás do discurso da bancada ruralista. Através do trabalho em grupos foi possível identificar os principais problemas ambientais da região do baixo São Francisco e pontuar algumas boas práticas ambientais que podem e devem ser inseridas no dia a dia dos sindicalistas. Nesse ensejo, ao final do evento foram sorteadas sacolas ecológicas entre os participantes no sentido de exemplificar essas iniciativas que podem transformar o cenário do meio rural sergipano.
Para o secretário de Meio Ambiente da FETASE, Lucivânio de Aragão, o interesse e as discussões vindas do polo sindical reforçam a importância de estarmos realizando atividades que tenham como pauta principal as questões ambientais como estratégia principalmente de sustentabilidade da agricultura familiar.