10 de Setembro: “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”

O 10 de Setembro: “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”, é um dia de compromisso mundial (familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, autoridades políticas e governos) de atenção para a prevenção ao suicídio, aumentando a conscientização, promovendo ações de colaboração como mensagens positivas e informativas voltadas para a população em geral, grupos de risco facilitando a discussão aberta sobre saúde mental em casa, na escola, no local de trabalho.
No Brasil, entre 2010 e 2019, de acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde publicado em setembro de 2021, ocorreu aumento de 43% no número anual de mortes por suicídio. Os fatores de risco associados ao suicídio, como perda de emprego ou financeira, trauma ou abuso, transtornos mentais e de uso de substâncias e barreiras ao acesso a cuidados de saúde, foram ainda mais ampliados pelo COVID-19, quando houve aumento da sensação de isolamento e vulnerabilidade.
Todos podemos fazer parte de uma corrente do bem, reservar tempo e espaço para ouvir alguém podendo assim salvar vidas!

Fontes:
bvsms.saude.gov.br/criando-esperanca-por-meio-da-acao-10-9-dia-mundial-de-prevencao-ao-suicidio/
www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoes/2021/boletim_epidemiologico_svs_33_final.pdf