Festival Nacional da Juventude Rural

O Festival Nacional da Juventude Rural é uma ação de massa e tem como objetivos debater e propor políticas públicas de juventude, capacitar e promover a troca de experiências em educação, cultura e esporte, e criar uma rede de jovens agentes de desenvolvimento cultural.

As experiências dos Festivais da Juventude Rural têm crescido em todos os quatro cantos do Brasil, tanto nos níveis municipais, regionais, estaduais ou nacional. Em todas elas, estão estampadas as bandeiras da juventude rural por melhores condições de vida e trabalho no campo, inclusive a garantia de uma sucessão rural de qualidade, que possibilite ao(à) jovem permanecer no campo com garantia de acesso à terra, sustentabilidade ambiental, condições de trabalho decente e políticas públicas diferenciadas.

 

CONHEÇA A CARTA DO FESTIVAL NACIONAL DA JUVENTUDE RURAL

A Carta do 2º. Festival Nacional da Juventude Rural teve como foco a defesa da Sucessão Rural com Terra, Políticas Públicas, Meio Ambiente Sustentável, Trabalho e Renda. O documento também denuncia o contexto rural que força os(as) jovens a saírem do campo em busca de oportunidades na cidade, mesmo que limitadas, de acesso aos direitos sociais e políticas públicas que não estão presentes ou são insuficientes nas comunidades rurais.

A Carta apresenta, ainda, as bandeiras de luta e reivindicações que se colocam como demandas urgentes da juventude trabalhadora rural brasileira, como uma reforma agrária ampla, massiva e de qualidade, políticas públicas, trabalho e renda e meio ambiente sustentável.
CARTA DO II FESTIVAL NACIONAL DA JUVENTUDE RURAL
Baixar documento