Sergipe recebe o 2º Módulo do Curso Regional de Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Região Nordeste – 8ª Turma Regional
Entre os dias 15 e 19 de julho, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Sergipe teve a honra de receber o 2º Módulo do Curso Regional de Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Região Nordeste – 8ª Turma. Este curso, que faz parte do itinerário formativo da Enfoc, a Escola Nacional de Formação da Contag, e é um marco importante na formação de lideranças comprometidas com a transformação social e o fortalecimento do sindicalismo rural.
O primeiro módulo deste curso foi realizado em Maceió, Alagoas, e o terceiro módulo será na Paraíba, demonstrando o compromisso com a formação contínua e a troca de experiências entre os estados do Nordeste.
Neste segundo módulo, com o eixo pedagógico focado em Memórias e Lutas Sociais, nos dedicamos a debates profundos sobre a história, concepção e prática sindical. Foi um momento de reflexão sobre as raízes do sindicalismo e sua importância na luta por direitos e justiça social.
Participaram do curso mais de 70 educandos(as), entre lideranças sindicais e assessoria de todo o Nordeste, enriquecendo ainda mais os debates e trocas de experiências. Além disso, discutimos os projetos políticos em disputa no cenário eleitoral atual, ressaltando a importância de defender a democracia e a luta permanente pela consolidação do projeto de país que almejamos. A participação ativa dos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares é essencial para garantir que suas vozes sejam ouvidas e seus direitos respeitados.
Este curso não é apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também um espaço de fortalecimento da união, de partilha e da solidariedade entre os trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares do Nordeste. Cada módulo é uma etapa na construção de um movimento sindical mais forte e preparado para enfrentar os desafios do presente e do futuro.
O Secretário de Formação e Organização Sindical da Fetase Ricardo de Jesus Alves, destacou a importância do curso para emancipar os sujeitos do campo e ajudar na construção de um país mais justo e igualitário, onde a democracia seja respeitada e os direitos dos agricultores e agricultoras sejam garantidos.
Agradecemos a todos e todas, educandos e facilitadores, que, com suas experiências e conhecimentos, enriqueceram este momento de formação. Juntos e juntas, continuaremos a lutar por um desenvolvimento rural sustentável e solidário, onde cada agricultor e agricultora possa viver com dignidade e respeito.
Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão à equipe da Enfoc, em nome de Marleide, Larissa e Guto, e ao companheiro Givanilson Silva, assessoria da Presidência da Contag por todo o empenho na construção de um sindicalismo rural forte, sustentável e solidário, seguindo os ideais do mestre Paulo Freire. O trabalho incansável e a dedicação dessa equipe são fundamentais para a formação de lideranças comprometidas com a transformação social.
Agradecemos também à Professora Sônia Meire por pensar junto conosco em como construir um futuro melhor, entendendo quais são os projetos políticos em disputa. Nossa gratidão se estende à Deputada Estadual Linda Brasil, por compartilhar conosco tantas histórias de superação e por nos inspirar a construir um país pautado na ética, na honra, sempre respeitando o próximo e pensando no melhor para a coletividade e os menos favorecidos. Agradecemos ainda à Professora Socorro Silva por partilhar junto conosco as raízes do sindicalismo e sua importância na luta por direitos e justiça social.
Que este curso inspire a todos e todas a continuarem na luta por um Brasil mais justo e igualitário, onde a democracia e os direitos dos trabalhadores, agricultores e agricultoras familiares sejam sempre respeitados.