Plebiscito Popular será lançado oficialmente em Sergipe

Foto para o site

Hoje, sexta-feira (31), é a vez de Sergipe realizar o Lançamento Estadual do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. A atividade acontece no auditório do Sindicato dos Bancários, a partir das 14h. Mais de 40 entidades sociais, sindicatos, movimentos populares, estudantis e de juventude já confirmaram presença.

Além das organizações locais, estarão presentes no Lançamento Estadual do Plebiscito o dirigente nacional do MST, João Paulo, e um representante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, entidade que organizou o processo da Lei da Ficha Limpa.

A proposta do Plebiscito surgiu ainda em 2013, após as manifestações de junho em que milhares de jovens, estudantes e trabalhadores de todo o país foram às ruas denunciar o modelo político atual e reivindicar uma profunda reforma no sistema político, que garanta participação popular e transparência, que aprofunde a democracia direta e que combata os altos investimentos privados em campanhas eleitorais.

A defesa de uma Constituinte “exclusiva” e “soberana” justifica-se pela realidade atual do Congresso Nacional, em que a maioria dos parlamentares não têm o desejo de promover qualquer mudança no sistema político. Por isso, o Plebiscito propõe a eleição de uma Assembleia Constituinte formada por pessoas que não possuem cargos legislativos, com a finalidade única de construir uma proposta de reforma política.

Alguns dados revelam que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal ainda são ambientes pouco representativos da sociedade brasileira e, assim, justificam a necessidade de um novo modelo de política. Apenas 9% do Congresso Nacional é composto por mulheres, sendo que essas são mais da metade da população; dentre todos os deputados federais e senadores, apenas 8,5% são negros, sendo que essa parcela representa 51% da população; enquanto 405 do eleitorado do país é formado por jovens, menos de 3% dos parlamentares estão na juventude.

Outros dados dizem respeito ao financiamento das campanhas eleitorais por grandes empresas. Em 2008, as empresas doaram 86% dos recursos totais das campanhas eleitorais no Brasil. Em 2010 e 2012, foram responsáveis por 91% e 95%, respectivamente. O crescimento do investimento privado nas eleições gera consequências diretas, por exemplo, nas votações que ocorrem tanto na Câmara quanto no Senado.

Por essas questões, uma das tarefas do Plebiscito é promover um processo pedagógico, de formação política, informação e compreensão da sociedade sobre os reais problemas do sistema político.

Serviço
O quê: Lançamento Estadual do Plebiscito Popular
Quando: 31 de janeiro de 2013, às 14h
Onde: Auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Avenida Gonçalo Prado Rollemberg, 794/804, Centro, Aracaju/SE)

Fonte: Universo Político.com

One thought on “Plebiscito Popular será lançado oficialmente em Sergipe

Fechado para comentários.