Marcha das Margaridas

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres. É um grande momento de animação, capacitação e mobilização das mulheres trabalhadoras rurais em todos os estados brasileiros, além de proporcionar uma reflexão sobre as condições de vida das mulheres do campo e da floresta. Por ser permanente, as mulheres trabalhadoras rurais seguem, diariamente, lutando para romper com todas as formas de discriminação e violência, que trazem conseqüências perversas à vida delas.

Realizada a partir de 2000, tem revelado grande capacidade de mobilização e organização. Pelo caráter formativo, de denúncia e pressão, mas também de proposição, diálogo e negociação política com o governo federal, tornou-se amplamente reconhecida como a maior e mais efetiva ação das mulheres da América Latina.

As três primeiras marchas, realizadas em 2000, 2003 e 2007, focaram na plataforma política e na pauta de reivindicações a luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista. Já em 2011, o lema foi “Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”. Para a CONTAG, essa quarta Marcha teve como grande diferencial político a interlocução com a primeira presidenta eleita no país, Dilma Rousseff. Como as negociações ainda continuam, as margaridas seguem na perspectiva de avançar e qualificar o processo de construção de políticas públicas para as mulheres.

Portanto, as quatro edições da Marcha das Margaridas já revelam um crescente amadurecimento político, de caráter feminista, além de importantes conquistas, como: titulação da terra em nome do homem e da mulher e Projeto de Saúde Reprodutiva da Mulher.

A Marcha das Margaridas é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), pelas 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e pelos mais de 4 mil Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), e por várias organizações de mulheres parceiras.

 

REIVINDICAÇÕES DA MARCHA DAS MARGARIDAS

• Pauta Geral – Documento entregue ao governo federal com as principais reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

• Pauta para o Congresso Nacional – Relação dos projetos de lei que os trabalhadores e trabalhadoras rurais reivindicam a aprovação junto aos deputados e senadores.

PAUTA DA MARCHA PARA O CONGRESSO
MARCHA DAS MARGARIDAS 2007

PAUTA GERAL DA MARCHA
MARCHA DAS MARGARIDAS 2007

PONTOS CENTRAIS
MARCHA DAS MARGARIDAS 2007
MARCHA DAS MARGARIDAS 2011

CADERNO DE TEXTOS DA MARCHA

Marcha das Margaridas 2011 – Margaridas na Luta por Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade
Marcha das Margaridas – 2007 Razões para Marchar