Grito da Terra Sergipe

A MOBILIZAÇÃO DO “GRITO DA TERRA SERGIPE” REALIZADO NO DIA 18 DE JULHO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 3 MIL TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS, ALÉM DO APOIO DE PARCEIROS COMO CONTAG, CTB, SINDICATO DOS BANCÁRIO E REPRESENTANTES DO CENTRO DOM JOSÉ BRANDÃO DE CASTRO.

A COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO DO GRITO DA TERRA FOI RECEBIDA PELO VICE-GOVERNADOR, JACKSON BARRETO E O SECRETARIADO DAS DIVERSAS PASTAS: CASA CIVIL, AGRICULTURA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, MEIO AMBIENTE, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA, INCLUSÃO SOCIAL, SECRETARIA DE MULHERES, COORDENADORIA DE JUVENTUDE, ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL E PRESIDENTE DA EMDAGRO; ONDE APRESENTARAM ALGUMAS RESPOSTAS AS REIVINDICAÇÕES E OUTROS ITENS FICARAM EM ANDAMENTO PARA SEREM NEGOCIADOS COM AS SECRETARIAS E DEMAIS SETORES DO GOVERNO.

DESTACAM-SE COMO CONQUISTAS DO GTS 2012:

  1. Criação de uma unidade administrativa no âmbito da SEAGRI, com finalidade exclusiva de desenvolver políticas voltadas à agricultura familiar;
  2. Criação de uma Câmara Técnica dentro da SEAGRI para auxiliar na tomada de decisões de temas relacionados com a política de desenvolvimento do Semi-Árido, com participação do MSTTR;
  3. Realização da I Conferência Estadual de Educação do Campo prevista para o período de 16 a 18 de agosto;
  4. Em processo de implantação da EJA em três pólos: Santa Rosa do Ermírio, Queimada Grande (Centro D. Jose Brandão) e em Santa dos Frades – Pacatuba:
  5. Reestruturação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher;
  6. Realizar Campanhas de Prevenção e Combate contra o uso e riscos dos agrotóxicos, bem como divulgar práticas alternativas ao seu uso, a exemplo do manejo sustentável agroecológico.

Entre outros….