Grito da Terra Brasil

50 Anos de Luta por: Reforma Agrária, Sustentabilidade, Trabalho e Dignidade no Campo

O Grito da Terra Brasil é a principal ação de massa do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). É promovido pela CONTAG, Federações dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e pelos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs). Reúne anualmente, na capital federal, milhares de pessoas de todo o país, entre lideranças, agricultores(as) familiares, assalariados(as) rurais, assentados(as) e acampados(as) da reforma agrária, dentre outros que apoiam as bandeiras de luta da população rural.

É um espaço de proposição, reivindicação e negociação de políticas públicas para o campo e floresta, além de ser um processo mobilizador, formativo e informativo. A pauta de reivindicações é um documento de construção de propostas para valorizar o espaço rural como um lugar capaz de promover transformações sociais. Ela concentra demandas relativas a todas as áreas de atuação do MSTTR, inclusive que atendam a todas as idades e gênero. É construída durante o ano a partir da identificação de problemas e demandas do meio rural.

Com o GTB, os trabalhadores e trabalhadoras rurais acumularam muitas conquistas, a exemplo da criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); da desapropriação de milhares de hectares de terra para a reforma agrária; da concessão de benefícios previdenciários rurais; e da melhoria das condições de trabalho dos assalariados e das assalariadas rurais.

O Grito da Terra Brasil é uma ação sindical estratégica para a formulação e implementação de políticas públicas fundamentais para a consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).

 

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

 

 PAUTA GERAL
Documento entregue ao governo federal com as principais reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

 PAUTA PARA O CONGRESSO NACIONAL 
Relação dos projetos de lei que os trabalhadores e trabalhadoras rurais reivindicam a aprovação junto aos deputados e senadores.

 

 

EDIÇÕES ANTERIORES

Pauta de reivindicações e divulgação

• Pauta Geral – Documento entregue ao governo federal com as principais reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

• Pauta para o Congresso Nacional – Relação dos projetos de lei que os trabalhadores e trabalhadoras rurais reivindicam a aprovação junto aos deputados e senadores.

PAUTA GERAL
PAUTA GTB 1995
PAUTA GTB 1997
PAUTA GTB 1998
PAUTA GTB 1999
PAUTA GTB 2001
PAUTA GTB 2002
PAUTA GTB 2003
PAUTA GTB 2004
PAUTA GTB 2005
PAUTA GTB 2006
PAUTA GTB 2007
PAUTA GTB 2008
PAUTA GTB 2009
PAUTA GTB 2010
PAUTA GTB 2011

PAUTA PARA CONGRESSO
PAUTA GTB CONGRESSO 2007
PAUTA GTB CONGRESSO 2008
PAUTA GTB CONGRESSO 2010
PAUTA GTB CONGRESSO 2011