III Módulo do Curso de Formação Política-Sindical da ENFOC Sergipe

A FETASE iniciou, dia 24 de outubro, o III Módulo da 6ª Turma Estadual de Formação da ENFOC que finalizará no dia 28 de outubro com a Cerimônia de Entrega dos Certificados, no Centro de Treinamento Sindical Rural- CENTRESIR.

foto-1

O Curso tem o objetivo de promover o empoderamento e a ação multiplicadora da ação formativa. Trará como eixos pedagógicos, Memória, Identidade e Pedagogia para uma nova Sociabilidade; com a temática: Desenvolvimento Rural Sustentável.
foto-2

Na abertura/acolhimento estavam presentes o Presidente, Antonio Oliveira e os Diretores da FETASE: Lucivânio Aragão, Secretário de Formação e Organização Sindical; Solange Ferreira, Secretária de Finanças e Administração; Jedalva Fonseca, Secretária Estadual da Terceira Idade; Sonia Cristina, Secretária de Política Agrícola Lúcio Marcos, Secretário de Políticas Sociais.

foto-3

Programação

Segunda-feira (24/10/16)
Abertura/acolhimento, mística de boas vindas, formalização de acordos e socialização das comissões de trabalho, rememória e estudo sobre Ruralidade e Territorialidade.

Terça-feira (25/10/16)
Visita Pedagógica para conhecer experiências de convivência agroecológica da agricultura familiar da Associação de Mulheres Resgatando sua História e da Agricultora Cida Silva, ambas no Povoado Lagoa da Volta, Município de Porto da Folha/SE.
À noite, Cine ENFOC com a exibição do filme ?Anel de Tucum?.

Quarta-feira (26/10/16)
Debate sobre o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e as concepções e os desafios do Desenvolvimento Agrícola ao Desenvolvimento Rural Sustentável com a colaboração de Arnaldo Brito assessor da CONTAG.
A noite, os educandos e educandas irão participar de oficinas pedagógicas: arte e educação, hortas verticais e relaxamento com a colaboração da assessoria da FETASE e da Rede de Educadores do Estado.

Quinta-feira (27/10/16)
Amostra de Experiências de Educação do Campo com a Secretária de Formação da FETAG BA; Caminhada dos/as Assalariados/as Rurais em Sergipe com o assessor da FETASE, Jocélio; Sustentabilidades Política e Financeira do MSTTR com a colaboração da Secretária e o assessor da Secretaria de Finanças, Solange Ferreira e Antonio Carlos.
À noite, acontecerá um diálogo pedagógico sobre GES, apresentação das atividades intermódulo realizadas pelos educandos e educandas.

Sexta-feira (28/10/16)
Acontecerá a oficina de sistematização das experiências da turma e suas vivências durante a ENFOC, encaminhamentos e mística de encerramento.

A cerimônia de entrega dos certificados da 6ª Turma Estadual da ENFOC Sergipe ocorrerá a partir das 19 horas, onde 39 educandos e educandas receberão seus certificados de Educadores Populares. Participarão da cerimônia a diretoria da FETASE; os Sindicatos, a CONTAG, dentre outras autoridades.

FONTE: ASSESSORIA DA FETASE E REDE DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE SERGIPE

Lucivânio de Aragão
Secretário de Formação e Organização Sindical – FETASE

Ingracia Couto
Assessora de Formação e Organização Sindical – FETASE