II Módulo do Curso Estadual de Formação Político-Sindical

 

“6ª Turma Estadual da ENFOC”

 

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Sergipe – FETASE através da sua Secretaria de Formação e Organização Sindical em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG deu continuidade à programação do II Módulo da 6ª Turma Estadual da Escola de Formação.

Foi realizado um debate sobre as correntes sindicais: cristã, amarela ou pelega, anarquista e socialista/comunista.

O Professor Alexsandro Melo trouxe as lutas históricas, com as suas especificidades: o por que, como, o que ocasionou.

A oficina de gênero foi muito reflexiva e animadora. A Dra. Valdilene, OAB Sergipe, abordou o tema que tanto cria inquietações: o feminismo. Mostrou que ser feminista não é querer ser melhor, nem querer tomar o lugar, nem querer dominar o homem. É simplesmente a igualdade de direitos: mesmo salário, ir e vir, respeito. Também nos fez refletir sobre a violência contra as mulheres, violência essa que pode ser visível ou não, física ou verbal. O que estimulou educandas e educandos a falar sobre as suas experiências de vida e violência sofrida por familiares.

image009

O terceiro dia de atividade iniciou com o Assessor da Regional NE, Givanilson Porfirio, contribuindo com as histórias das nossas raízes: surgimento do sindicalismo rural no Brasil e em Sergipe. Ele trouxe informações históricas muito importantes para o nosso Estado, principalmente para a região NE: o primeiro representante nordestino da CONTAG foi o sergipano José Félix Neto, de Aquidabã/SE e a primeira mulher dirigente da CONTAG foi Dona Jedalva Fonseca, de Nossa Senhora do Socorro/SE. Essa história não deve ser esquecida, faz parte da caminhada, da luta do movimento sindical do Nosso Estado. Foi sentida muita emoção nos depoimentos de Dona Jedalva, hoje Secretária da Terceira Idade da FETASE e contamos também com a memória viva militantes do MSTTR, Seu Júlio e Seu Antonio Oliveira.

 

image011

Iniciou-se o quarto dia com a discussão sobre a Reforma Agrária no contexto nacional e estadual. Foi um debate com muitas informações a cerca da luta pelo acesso a terra, mostrando o quanto essa distribuição de terra desacelerou na última década, período no qual paramos de nos mobilizar, de fazermos ocupações.

Seu Júlio e Dona Jedalva retornaram para contribuir com a partilha do conhecimento da caminhada da Terceira Idade no MSTTR. Mostra a importância das discussões serem feitas abrangendo terceira idade e juventude; há muita experiência a ser passada para que a juventude entenda o compromisso, a responsabilidade de representar toda uma classe que é posta em segundo plano. São histórias de luta, sofrimento e superação que nos levam a refletir: “hoje estamos fazendo o suficiente, estamos pensando no futuro do MSTTR?”.

image013

A Educadora Popular e Assessora de Jovens e Mulheres da FETASE, Mônica, e Ana Paula, Educadora Popular e Presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Nossa Senhora Aparecida, fizeram uma linha do tempo mostrando a caminhada da juventude rural até conseguir o reconhecimento e o espaço dentro do MSTTR.

image015

Aires, Secretária de Mulheres da FETASE, trouxe o diálogo sobre a caminhada das mulheres do MSTTR até os dias de hoje, com o reconhecimento, o respeito merecido por essas mulheres guerreiras.

image017

 

A FETASE comemorou os 10 anos da ENFOC, 10 anos de transformação no Movimento Sindical através de formação política para todos os sujeitos do MSTTR.

image019

Fonte: LUCIVANIO DE ARAGÃO – SEC. DE FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SINDICAL DA FETASE, ASSESSORIA DA FETASE E REDE DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE SERGIPE