FETASE realiza o II módulo da 7ª Turma Estadual da Escola Nacional de Formação da CONTAG

A FETASE, através da sua Secretaria de Formação e Organização Sindical, realiza de 15 a 19 de outubro de 2018 o II módulo da 7ª Turma Estadual da Escola Nacional de Formação da Contag – ENFOC. O curso acontece no Centro de Treinamento Sindical Rural – CENTRESIR e reúne participantes de todos os polos do estado, a maioria dirigentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STTRs), comprometidos com a luta sindical, com a transformação de realidades, com a emancipação dos sujeitos e com o Projeto de desenvolvimento rural sustentável e solidário.

 

Na abertura/acolhimento estavam presentes a diretoria da FETASE e a rede de educadores/as populares da Enfoc em Sergipe.

A energia contagiante dos/as participantes traz consigo muita vontade de aprender e partilhar seus anseios, expectativas e experiências de vida. Os/as educandos/as veem no curso um novo jeito de fazer o movimento sindical e se vestem de empoderamento e luta.

 

Esse II módulo do curso trata da unidade temática “Memória, identidade e pedagogia para uma nova sociabilidade” e do eixo pedagógico “vida sindical: história, concepção e prática”; levando os/as educandos/as a fazerem um mergulho na história: no surgimento dos sindicatos e das lutas sociais. Traz também um olhar questionador de onde habita o nosso preconceito com relação ao gênero, à liberdade religiosa, à orientação sexual e as formas de como podemos superá-lo.

                              

Lucivânio de Aragão, o secretário de Formação e Organização Sindical da FETASE, enfatiza que agora, mais do que nunca, o movimento sindical precisa mergulhar em sua história, em seus princípios de luta e de tudo que já conquistou para contrapor a atual conjuntura que representa retrocessos e perda de direitos.

 

 

Fotos: Rede de educadores/as populares da Enfoc em Sergipe

Matéria: Assessoria FETASE