Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água comemora este recurso natural como um elemento essencial para a vida e tem como um dos principais objetivos gerar estratégias de preservação e restauração ambiental para proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da população.

A água é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a terra sendo encontrada em abundância em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), mas, somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo. Com as transformações do clima e a manutenção de padrões insustentáveis de produção, a poluição e a desigualdade na distribuição vão se agravar, bem como os desastres associados à gestão da água.

Atualmente, 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes que não são protegidas contra a contaminação por fezes humanas. Mais de 80% das águas residuais geradas por atividades do homem — incluindo o esgoto caseiro — são despejadas no meio ambiente sem ser tratadas ou reutilizadas. Até 2050, a população global terá aumentado em 2 bilhões de indivíduos, e a demanda por água poderá crescer até 30%.

Não podemos ver a água como um recurso infinito e as empresas brasileiras precisam ampliar sua consciência sobre a necessidade de adotar boas práticas de gestão dos recursos hídricos.

Cuidar da Água é cuidar da Vida!