Abertura do II Módulo do Curso Estadual de Formação Político-Sindical

“6ª Turma Estadual da ENFOC “

 

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Sergipe – FETASE através da sua Secretaria de Formação e Organização Sindical em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG iniciou nesta segunda-feira, 08 de agosto de 2016 e seguirá até o dia 12 de agosto do mesmo, no Centro de Treinamento Sindical Rural – CENTRESIR o II Módulo da 6ª Turma Estadual da ENFOC.

6ª Turma Estadual da ENFOC (1)

O II Módulo tem como eixos pedagógicos: Memória, Identidade e Pedagogia para uma Nova Sociabilidade e eixo temático: História, Concepção, Estrutura e Prática Sindical.

Na abertura se fizeram presentes o Presidente, Antônio Oliveira, os Diretores da Federação: Secretário de Formação e Organização Sindical, Lucivânio de Aragão; Secretária de Meio Ambiente, Cristiane Santos Santana; e, Secretário de Políticas Sociais, Lúcio Marcos.

O curso iniciou com uma mística mostrando os elementos da natureza: terra, água, fogo e ar; e, uma saudação a nossa mãe-terra. Trazendo um aconchego e boas vindas aos educandos e educandas. Em seguida, foi relizada a apresentação da atividade inter-módulo pelos educandos e pelas educandas, onde resgataram a história de fundação e de luta dos sindicatos do município de origem: Amparo do São Francisco, Aquidabã, Capela, Cumbe, Feira Nova, Graccho Cardoso, Itabaianinha, Itaporanga d’Ajuda, Japaratuba, Malhada dos Bois, Malhador, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Pacatuba, Pedrinhas, Pirambu, Poço Verde, Poço Redondo, Porto da Folha, Riachuelo; partidos políticos em disputa e suas propostas. Seguiu-se com um debate sobre os princípios da Educação Popular com a colaboração da Educadora Popular e Assessora da CONTAG, Engrácia Viviane.

  
6ª Turma Estadual da ENFOC (2)

6ª Turma Estadual da ENFOC (3)
6ª Turma Estadual da ENFOC (3)
 

Fonte: LUCIVANIO DE ARAGÃO – SEC. DE FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SINDICAL DA FETASE, ASSESSORIA DA FETASE E REDE DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE SERGIPE