4° CETTR DE SERGIPE

congresso

Nos dia 09, 10 e 11 de dezembro, realizar-se-á o 4º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – CETTR, onde participarão 302 Delegados/as representantes e Lideranças Sindicais sócios dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais no Estado de Sergipe.

Em se tratando da maior instância deliberativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura- FETASE, o 4º CETTR se orienta pelos princípios da democracia, da participação, da unidade, da liberdade e autonomia.

Considerando esses princípios como norteadores da ação política do conjunto do MSTTR, a FETASE atua nos seguintes eixos temáticos: Política Agrária e Meio Ambiente, Política Agrícola, Políticas Sociais, Formação E Organização Sindical, Assalariados/As Rurais, Juventude Rural, Mulheres e Terceira Idade. Em todas as frentes de lutas, os desafios são grandes e diversos, pois consistem na valorização e inserção produtiva das mulheres, dos jovens e da pessoa idosa, considerando, também os aspectos relacionados à cultura, saúde, emprego e renda, lazer e formação as quais possam fomentar suas potencialidades em torno de projetos sustentáveis em seus locais de origem.

No que concerne às políticas públicas, o ponto central é trabalhar a participação efetiva e qualificada da sociedade civil nos diversos espaços de disputa, a partir da conscientização da importância destes, como forma de diálogo com o poder público na construção das políticas, programas e projetos alinhados aos anseios da população levando em consideração a diversidade produtiva, cultural, ambiental e que valorize os diversos segmentos do campo e comunidades historicamente excluídos.

Com relação aos serviços financeiros a FETASE compreende a necessidade de criar oportunidades de acesso às políticas institucionais de financiamento da agricultura familiar, como também promover e apoiar ações voltadas para o formação de cooperativas de crédito no campo da economia solidária, e estimular as famílias de agricultores para o desenvolvimento de micro finanças.

Acontecerão trabalhos em grupos e plenárias para discutir as propostas de cada Secretaria na perspectiva de avaliar as ações da atual gestão e promover alterações e/ou consolidação das proposituras apresentadas, sendo colocadas em votação para os/as Delegados/as com direito a voz e voto, segundo determinação dos Estatutos Sociais.

O 4° CETTR objetiva Avaliar o desempenho do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado de Sergipe nos últimos quatro anos e eleger a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da FETASE para o quadriênio 2016/2020.

A solenidade de abertura iniciará as 19:00hs do dia 09 (quarta-feira) e as demais atividades acontecerão no decorrer dos dias 10 e 11 encerrando com a aclamação da chapa as 12:30hs.